17 de mar. de 2009

GeoEye1: Londrina, tempo nublado em 2009!


O incrível aconteceu...

... após quase uma década sem dar uma passadinha pelos céus acima de Londrina, o Satélite GeoEye1 do Google Earth ...

... resolveu atualizar as imagens das paragens norte paranaenses...

... e foi voar à 6OOkm de altura prá fotografar a Terra Vermelha ...

... e escolhe prá isso BEM EM UM DIA ...

... PARCIALMENTE NUBLADO!
CONSIDERANDO que estamos sem prefeito AINDA, salvando a interninidade do Vereador José Roque Neto, em pleno Primeiro Trimestre de ano pós-eleitoral ... Para os crédulos de plantão e místicos de carteirinha, é um PRATO CHEIO!

Que foguete lança o satélite GeoEye1, do Google Earth?
Esse aqui é o foguetão classudo da classe DELTA2, construído pela BOEING, de forte inspiração russa em seu design, com seus quatro propulsores divergentes embaixo. Notar a ostensiva logomarca adesivada da GOOGLE, ampliada na inserção.

O GeoEye-1 orbita ao redor da Terra 15 vezes por dia a uma altitude de 681 Km. Sua sincronia com o Sol permite que ele passe em uma determinada área por volta de 10:30h da manhã do horário local em todos os dias de revisita. O satélite como um todo é capaz de girar rapidamente para apontar sua câmera ao local desejado, fazendo assim, com que em uma única passagem, uma área maior seja imageada. É por isso que em algumas cenas, se é possível perceber a imagem tridimensional, mostrando uma das faces das arquiteturas de prédios, casas, árvores e de milhares de acidentes naturais. 10:30h da manhã, é um dos horários mais perfeitos prá se filmar e fotografar, por que a luz é bem luminosa, branca, límpida e ainda projeta sombras bastante contrastadas, ideal para a revelação dos tão desejados DETALHES, qualidade cara à Fotografia.

Agora, quer ficar MALUCO meeeesmo ? Clica nessa imagem acima, prá ampliar e poder conferir seus detalhes. Alguma pista de onde ela seja? Checa bem eecom bastante atenção e volte aqui, que te explico já-já e em detalhes.


.

.

.

.

VOLTOU ?

Pois trata-se do dia do discurso da posse do presidente dos Estados Unidos da América do Norte (percebeu a ênfase, bobinho? Presidente DOS Estados Unidos... Votado PELOS norte-americanos, PARA defender os interesses DOS norte-americanos...), em frente á Casa Branca, Washington D.C.

Volte na mesma imagem acima, com redobrada atenção...

Veja algumas manchas escuras, estranhas, que se agrupam como enormes enxames de formigas, espalhados em grupos pelo eixo central da imagem.

Sim, são enxames mesmo, mas feitos de MUITA GENTE, em frente aos telões!

São 12 (DOZE!) ENXAMES GIGANTESCOS DE MUUUUITA GENTE, com destaque para os mais à esquerda da imagem, ao redor do conhecido Obelisco (Obelix? ARRÁÁ!!! Então, é por isso o gordão gaulês ruivo carregava menires???) que tem no parque público.

Dá até prá fazer um RECENSEAMENTO bastante preciso e atualizado das GENTES incluindo carrinhos de alimentos, de bebês, ciclistas e o que mais voce PUDER enxergarque foram prestigiar o evento, onde eu estaría, se lá eu estivesse.... :)

Só não ía dar "tchauzinho", como fez um cara nesse Planeta Terra e , reza a lenda, correu no PC ver se ele mesmo não se via, acenando-se ... :D

.