14 de mai. de 2010

SPAM: 30 ANOS!

O que é esse tal de SPAM?

Hoje, todo mundo sabe: São aquelas correspondencias DESGRAÇADAS que entulham a caixa postal de qualquer ser vivente, odiado por 20 em cada 10 donos de contas no Thunderbird.

(Ía até citar aquele outro programa de e-mail, mas é puro SPAM...)

Curiosamente, SPAM é marca fantasia da Hormel Foods.

É uma indústria inglesa de enlatados de carne, cujo similar nacional seria o "saudoso" KITUT DE BOI ou PRESUNTADA da Swift, de tempos idos.

Uma, digamos, "carne" em lata cujo modo de abrir a tampa, com uma chave engastada no lacre, era responsável por verdadeiras carnificinas domésticas, seguidas de hemorragias pornográficas, dignas de filmes "B".
O termo surgiu da cabeça do hilário ("hilário" aqui, sub-entenda-se "humor inglês", do qual eu e mais meia dúzia curtem... e olhem lá!) grupo Monthy Python Flying Circus, em uma esquete onde Vikings clamam pelo tal SPAM, um pouco como presidiários batendo canecas à mesa e pedindo comida em uníssono.
A esquete veio ao mundo em um longínquo 1970 e o fabricante do junk food inglês, mesmo apreensivo de ver sua marca associada à algo tão odioso, acabou aproveitando a estratégia de citações universais gratuitas, incorporando ao seu marketing.
Inclusive, o SPAM foi relançado, agora, com a adição do termo "CLASSIC" ao nome, indicando... Ahn.... Indicando sei lá eu o que...
Em casa, comi alguns Kituts de Boi e de Porco, da Swift-Armor e, sim, cortei meus dedos algumas vezes. Até o dia que minha mãe, meio que citando o Chanceler Hindenburg, me perguntou se eu saberia dizer do que aquela gororoba deliciosa era feita.

Respondi que nao, surpreso, pois também emendei um:

-"UÉ, ISSO NÃO É PRESUNTADA?"
No que Dona Yara Sylvia Steagall, especulou: 

"-Olha, do jeito que essas indústrias alimentícias são, isso aí é feito com restos de Fetos, de Chifres, de Beiços, de Placentas, de Olhos, de Rabos, de Orelhas e de Couros de Bois, tudo muito aromatizado, bastante colorido e muitíssimo bem enlatado...".

Vomitar, não, não dava mais, já era muito tarde demais.

Mas parar?

Foi ali mesmo.

.
- SPAM, SPAM, SPAM, SPAM, SPAM, SPAM!!!